domingo, 3 de novembro de 2013

Autobiografia



No dia 27 de Setembro de 1998 nasci, poderei caracterizar-me como uma pessoa tímida ao início, mas brincalhão quando fico a conhecer mais as pessoas. Sou uma pessoa positiva (por vezes até demais), mas estas características nunca estiveram sempre comigo, foram-se desenvolvendo.
Verdade é que fui bastante diferente em criança, sendo muito tímido, quem sabe se vou ser muito diferente em adulto, mas uma característica perdurou em mim e vai continuar sempre, uma que me ofereceu dificuldades na infância. Desde que me lembro fui identificado como uma criança muito alta para a idade que tinha, contaram-me os meus pais que sempre fui irrequieto, sendo uma técnica no ensino primário levar livros para quando acabasse as tarefas a professora deixa-me ler para me manter quieto (tendo surgido assim a minha paixão por história e a área das ciências).
Assim desenvolvi conhecimentos ao nível de cultura geral que sempre foram evidenciados na escola. A minha estatura física sempre foi um obstáculo presente perante os outros, principalmente na escola primária. Pode parecer banal para as outras pessoas, mas marcou-me e deu-me uma constante mudança de ideia acerca da minha diferença durante a minha infância.
Havia dois colegas de turma que gozavam comigo diariamente por causa da minha altura, eu decidi ignorar, mas não conseguia ignorar por muito tempo. Já no segundo período tentei ultrapassar este dilema mas sem sucesso.
Lembro-me de não crer crescer mais e odiar ser alto. Posso considerar ter sido vitima de bullying por estes colegas situação que se arrastou até a conclusão do ensino primário. Quando mudei de escola, não os voltei a ver, para ser sincero não quero saber, só sei que não me voltaram a chatear. Hoje em dia aprecio muito o facto de ser alto, olhando para estes acontecimentos como uma mera passagem numa história, que queremos ouvir mas precisamos de continuar em frente. De todo o percurso estudantil saliento que fiz muitas amizades que perduram até hoje, dos professores ficam as mensagens e aprendizagens que tive de enfrentar durante o meu crescimento.
Uma aprendizagem que tenho vindo a adquirir com a prática desportiva, SHORINJI KEMPO, tem-me ajudado a desenvolver conhecimentos filosóficos e uma maior percepção do uso da capacidade da mente do ser humano.
Agora que estou integrado numa nova escola, tenho uma mistura que se traduz pela descoberta e adaptação a novos costumes e práticas educativas. No percurso da minha vida até hoje, sempre me pautei por valores que considero essenciais na conduta humana, partilha, humildade, respeito pelo próximo, agindo sempre lealmente.

Pensamentos
Estranha chama que nos devore
Quer que sintamos raiva
Quer que eu chore
Como um deserto a areia o cobriu
A nossa dor a chama sorriu

Agir irracional
Como se de um animal tratasse
Comportamento este excepcional
Tomando a raiva como base
Oh surreal tirania!
Quantas vidas já ceifaram?
Não as suficientes consciência,
Não te esqueças que falais com um traste

A trágica Epopeia reformou-se
Das cinzas, a felicidade voltou
O negativo mudou-se
De como o traje se trocou

Autor – Martim Viana 10ºc nº 21
Pensamento que retrata a minha vivência num caso de bullying

Sem comentários:

Enviar um comentário