domingo, 3 de novembro de 2013

Autobiografia

     Tudo começou no dia 25 de fevereiro de 1998, quando na cidade de Viseu, a minha mãe deu á luz um rapaz que se viria a chamar Rui Paraíso. Esse rapaz era eu.
      Sou filho único e fui o primeiro neto para os meus avós maternos, algo que levou a que eu ficasse com todos os mimos e cuidados.
      Nunca me habituei aos infantários, fazer cestas não era para mim, isso deu-me muito tempo para fazer o que quisesse, as minhas brincadeiras preferidas eram andar de bicicleta, alimentar e assustar os pombos que moravam perto da minha casa e ir ao parque infantil (adorava os baloiços).
      O meu primeiro ano na escola foi só aos cinco anos, na pré-primária. Adorava, talvez por já não ser obrigado a dormir a meio da tarde, por ir almoçar sempre a casa e por poder escolher as atividades em que queria participar durante o dia. Mas como se costuma dizer o que é bom acaba depressa e no ano seguinte eu e os meus pais mudamo-nos para Lisboa, onde estou até hoje.
      A nova escola foi um choque. Toda a turma se conhecia desde os 6 meses, o que complicava a já difícil tarefa de fazer amigos. Como se isso não bastasse todos eles já sabiam ler e escrever, pois aqui na cidade grande isso ensina-se na pré-primária, algo que em Viseu só se aprende no 1º ano. Com esforço lá me fui adaptando, à nova escola, à nova cidade, à nova vida.
      Felizmente a turma manteve-se praticamente intacta até ao 9º ano, muitas aventuras, alegrias e tristezas partilhei com os que me acompanharam…
      Atualmente voltei a mudar de escola, são novos ritmos, mais conhecimentos e mais pessoas.
      Sempre viajei muito, toda a minha família paterna está no Brasil pelo que já os visitei bastantes vezes. Já fui a Paris, já fui a Sevilha, já viajei por todo o Portugal, mas quero continuar a conhecer sítios novos.
      Normalmente numa autobiografia tentamos dizer quem somos, mas no fundo eu sou simplesmente eu, com as minhas qualidades e defeitos, a minha história e o meu futuro.

     Sempre sonhei ser astronauta, quero deixar a minha marca no mundo mas quem sabe o que o destino me reserva.

Rui Paraíso Nº25 10ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário